quinta-feira, 7 de junho de 2012

Analfabetismo Digital


Diante a um mundo cercado por tecnologia, foi criado o termo alfabetização digital, que consiste no aprendizado de funções computador e da internet. Em contrapartida, temos o analfabetismo digital.

O analfabeto digital é o excluído do século XXI, momento onde tudo envolve tecnologia da informação e conhecimentos em informática são imprescindíveis.

A partir do analfabetismo funcional é possível fazer uma associação com o analfabetismo digital, pois as dificuldades que levam ao primeiro tipo de analfabetismo levam também ao segundo. Além disso, barreiras econômicas impedem os mais humildes de ter acesso a máquinas e internet criando assim um contexto ainda mais complicado e abrangente.

2 comentários:

  1. Realmente ambos estão ligados pela falta de conhecimento e pelas condições econômicas, pois o analfabetismo funcional é o produto de uma escolarização sem qualidade e o analfabetismo digital é gerado porque os usuários não conseguem explorar de forma adequada os recursos que a internet proporciona por falta de capacitação. Infelizmente o nossos governantes vem encobrindo esta triste realidade, é muito ruim saber que em pleno século XXI estamos caminhando a passos de tartaruga.

    ResponderExcluir
  2. Os dados sobre o analfabetismo, seja ele total, funcional ou digital, são alarmantes. Em pleno século XXI, na revolução tecnológica, é estranho saber que as pessoas encontram tanta dificuldade para ter acesso a informação. Enquanto isso, a evolução social vai ficando para trás, a acessibilidade dificultada pelo poder econômico e os baixos investimentos na educação vão gerando pessoas cada vez mais alienadas.

    ResponderExcluir