sexta-feira, 8 de junho de 2012

O desafio da Inclusão Digital no Brasil


A inclusão digital é uma forma de democratizar o acesso a tecnologia da informação, permitindo a inserção das pessoas de todas as classes sociais na sociedade da informação. Estar incluído digitalmente não significa apenas utilizar o mundo digital para trocar e-mail, fazer uso de jogos ou utilizar outros tipos de mídias, mas desfrutar do conteúdo existente visando uma melhoria na qualidade de vida.
Para que a inclusão digital aconteça são necessários três instrumentos básicos: computador, acesso a internet e saber como funcionam estas duas ferramentas, pois ter um computador conectado a internet não significa está incluído no mundo digital, é preciso saber o que fazer e qual a sua utilidade, portanto não basta ter acesso a internet, existe também a necessidade de capacitar e educar as pessoas.
De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), (vide www.fgv.br/cps/telefonica), o Brasil tem avançado bastante em relação ao uso da internet, mas continua grande o desafio da inclusão digital. O Brasil hoje está na posição de número 63 no ranking de 158 países, com 33% dos moradores conectados. Em 2001, eram 8%, apesar do avanço, estamos bem longe do primeiro colocado: a Suécia, com 97% das pessoas conectadas.
Ainda, segundo pesquisa realizada, muita gente nem sabe usar a rede, onde os principais fatores apontados são: a distribuição de renda, baixa taxa de escolaridade da populaçãodesinteresse e incapacidade de usar a internet.
Conforme os dados registrados, 18 municípios de quatro estados brasileiros registraram zero de acesso: Amapá, Pará, Piauí e Maranhão. Em contrapartida o Distrito Federal é apontado como o local onde mais se usa a internet em casa, depois aparecem São Paulo e Rio de Janeiro, coincidentemente locais onde as rendas da população estão entre as maiores do país. De acordo com as pessoas entrevistadas, o maior fator é o preço da banda larga, onde para ter acesso a maioria é obrigada a procurar a internet na rua. Dados indicam que mais de 35% dos internautas usam a rede fora de casa nos locais públicos de acesso pago.
Já em Florianópolis, onde foi constatada a maior inclusão digital, cidade que é considerada líder em banda larga, por incrível que pareça o maior motivo é a falta de interesse, pois de acordo com 62% dos entrevistados da minoria excluída, não há interesse em ter acesso à grande rede.
Em relação à incapacidade de utilização, o grande problema encontrado pela cidade de Rio Branco é a falta de estrutura (42%). Já na cidade de João Pessoa 47% das pessoas afirmaram não ter acesso à internet por falta de conhecimento.
O Brasil vem buscando várias alternativas para melhorar estes números, (vide http://desafios2.ipea.gov.br)em 2009 o ministro das Comunicações Hélio Costa, apresentou o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) com metas para 2014 e investimentos da ordem de R$ 75,5 bilhões sendo R$ 49 bilhões por conta da iniciativa privada. Entre as metas estão 30 milhões de acessos de banda larga na área urbana e rural, ter 100% de acesso à banda larga nos órgãos do governo federal, estadual e municipal, incluindo as escolas públicas, unidades de saúde, bibliotecas públicas e órgãos de segurança pública, implantar 100 mil novos telecentros federais e atingir 60 milhões de acessos de banda larga móvel.

2 comentários:

  1. É preciso entender que inclusão digital não é somente fornecer máquinas e acesso a rede para o público, mas sim a evolução de uma determinada região geográfica através do uso da tecnologia. Hoje em dia, o termo está banalizado no Brasil, coloca-se computadores com acesso a internet em uma escola e já chamam de inclusão digital, aprender a acessar redes sociais não é inclusão digital, a inclusão digital envolve progresso, evolução na utilização da tecnologia trazendo benefícios sociais, culturais e financeiros aos inclusos e suas regiões.

    ResponderExcluir
  2. Estou plenamente de acordo com o comentário do Alexandre, pois de fato não adianta colocarmos computadores nas escolas e considerarmos isto como sendo inclusão digital. Como elaborado no post, se não for ensinado como usar a internet, e mais do que isso, como aproveitar o que de melhor há para crencimento pessoal à nível de aprendizagem, não irá adiantar expandir geograficamente o acesso ao mundo que a internet oferece.

    ResponderExcluir